23/02/2022 às 19:12 Dicas

Ensaio Fotográfico: Como se preparar para a sua sessão de fotos. 

18
4min de leitura

Desde o dia em que você pensa em fazer um ensaio fotográfico até o dia que ele realmente acontece, surgem muitas dúvidas em relação a esse ensaio. Dúvidas como o que vestir, qual local escolher para as fotos, será que vou saber fazer as poses, o fotógrafo vai me ajudar, qual o melhor horário para as fotos, e por ai vai...

Saiba que todos tem essas mesmas dúvidas e está tudo certo em ter e querer sanar todas elas, isso ajuda com que o teu ensaio seja algo organizado, prazeroso e uma experiência inesquecível.

É por este motivo que estou aqui para te dar várias dicas que irão deixar esse teu caminho mais fácil e prazeroso para que tenha fotos lindas que irá querer postar em todas as redes sociais, mais do que isso, toda vez que olhar para essas fotos você irá lembrar com muito carinho e alegria desse dia/momento que está vivendo em sua vida e ficará eternizado para sempre.

Ensaio de casamento Debora e Rodrigo

Local para as fotos!

Acho que essa é a maior dúvida de todas as pessoas, seja para ensaio de casal, gestante, debutante, de família e todos os outros sempre me perguntam a mesma coisa: "e como funciona com o local das fotos?"

O local das fotos eu sempre indico que muito mais importante do que um local bonito é que seja um local especial para os fotografados, afinal um local bonito um dia ele pode não ser tão legal assim, agora um local especial, sempre será especial, independente do tempo que passe.

Mas Adriano, como assim um local especial? Calma que eu te explico. Quando me refiro a um local especial pode ser onde o casal se conheceu, onde a debutante gosta de ir com as amigas, onde a gestante e a família gostam de passar o final de semana ou até mesmo um local que sempre sonharam em conhecer juntos e essa seria uma oportunidade perfeita para esse dia ficar marcado para sempre!

Esses locais podem ser tanto no campo quanto na cidade ou até mesmo na casa da família. Saiba que o mais importante não é o local e sim vocês e a experiência que irão viver nesse ensaio fotográfico.

Mas se ainda assim ficou na dúvida, fica tranquilo(a), para os nossos clientes nós damos todo o suporte nessa escolha enviando uma cartilha com sugestões de locais aqui em Santa Cruz do Sul e região, cuidamos de todos os detalhes para vocês!

Ensaio de casal Gabriela e Waldomiro

O que vestir no ensaio fotográfico?

Já começo te dizendo que essa é uma questão muito pessoal, mas calma, não é por isso que não tenho algumas dicas para te ajudar!

As roupas para o ensaio fotográfico eu sempre indico que sejam leves e confortáveis para que possam ser feitos todos os movimentos que um ensaio intenso exige. É claro que não preciso dizer que as roupas devem seguir o estilo e a linha de vestimenta que você mais ama e se sente maravilhosa(o).

É muito interessante que se for fazer ensaio no campo ou em local que tenha bastante verde se evite usar roupas muito estampadas e escuras, nesses locais sempre dê preferencias para roupas lisas e claras que irão destacar você.

Já nas áreas urbanas com construções use e abuse do colorido (se você gostar) e pode usar estampa sem problema nenhum. Haaaaa uma dica para as meninas, evitem de usar saia muito curtas para que não limite as poses na hora do ensaio, como por exemplo poses sentadas.

Para nossas clientes gestantes ainda temos um acervo de vestidos que elas podem usar em qualquer um de nossos ensaios sem custo algum, isso porque sabemos que essa é uma faze que as mamães não querem investir em roupas novas para fazer o ensaio e logo depois não poder usar mais.

Ensaio de Gestante Bárbara Mussolin

Melhor horário para as fotos.

Haaaaaaa, essa é fácil né? quem não gosta daquele por do sol laranjinha, com aquele sol batendo no cabelo gerando um lindo flare na lente.

Por este motivo indico iniciar o ensaio aproximadamente duas horas antes do por do sol ou para os mais corajosos que gostam de uma aventura no nascer do sol que também fica lindo!

Claro que não existe uma regra exata e que esses horários são indicados para ensaios externos. Porem se fotografarmos em horários que o sol está muito alto, por exemplo ao meio dia, ele gera sombras bem abaixo do olho do fotografado o que na fotografia chamamos carinhosamente de "olho de panda" hahahaha.

Além disso quando o sol está muito forte, a luz do sol bate no chão, paredes, etc. E reflete diretamente na pele e na roupa do fotografado, ou seja se tiver em uma grama verde, esse verde da grama vai direto no fotografado influenciando na coloração da foto.

Já em dias nublados ou em fotos de estúdio, temos mais flexibilidade para nos adaptarmos ao melhor horário para o cliente.

Ensaio de Gestante

Essas são algumas dicas para te ajudar a se preparar e organizar o dia do teu ensaio, é claro que essas dicas não são regras exatas, são apenas algumas sugestões de acordo com a minha vivencia, experiência e estudo na fotografia.

Agora quero que você me conte se essas dicas fazem sentido para você, se de alguma forma elas te ajudaram ou se tem mais alguma dúvida sobre o ensaio! Deixa um comentário aqui a baixo que vou ter o maior prazer em te responder.

Um grande abraço e até o próximo post.

23 Fev 2022

Ensaio Fotográfico: Como se preparar para a sua sessão de fotos. 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como se preparar para um ensaio dicas de sessao de fotos ensaio fotografico Fotos sessao de fotos

Quem viu também curtiu

22 de Jan de 2021

Ensaio de Gestante, qual estilo de fotos escolher?

22 de Jan de 2021

8 Motivos para você fazer um book de 15 Anos!

Logo do Whatsapp